Ideias para decorar a mesa da ceia de natal

Muita das vezes não damos muito valor á decoração da mesa da consoada, pensamos que com tanta comidinha boa ninguém vai reparar na decoração!

Mas não é assim, uma mesa "arranjadinha" deixa-nos mais alegres e cativa-nos ainda mais a degustar as verdadeiras delicias...

Como estamos em tempo de crise podemos fazer nós em casa a decoração da mesa. Por exemplo podemos usar um conjunto de velas (vermelhas ou brancas) não muito altas de diferentes tamanhos no centro da mesa. Os arranjos de natal como centro de mesa não são adequados pois ocupam espaço e cortam visibilidade.

Podemos também optar por colocar uma velinha por pessoa, do lado direito do prato (pequenina para não ocupar muito espaço).

Na minha opinião não deve de existir muitas regras de etiqueta neste jantar, é um jantar de familia e amigos onde todos se querem divertir. E se assim for não vale a pena colocar o faqueiro todo na mesa, o maior conjunto de copos...

Chega perfeitamente o prato raso e o prato fundo por cima; o garfo, a faca e a colher. (coloque o garfo e faca de peixe ou carne consoante a refeição, não necessita de colocar os dois); Coloque um copo para o vinho (ou sumo) e um para a água; coloque o guardanapo do lado direito e voilá!

Nada de grandes confusões. Caso exista 2 pratos (carne e peixe), quando acabar um prato recolhe os pratos e talheres e coloca os outros, ocupa memos espaço na mesa. Deixe que todos ajudem pois serão da familia e amigos não haverá muita "etiqueta".

Para ser original pode pintar o nome de cada pessoa num guardanapo e assim irá personalizar bastante a mesa e criará impacto!

Quando chegar a parte dos doces coloque-os em travessas, pratos decorativos no decorrer da mesa e as pessoas servem-se consoante a vontade.

Crie um ambiente harmonioso e descontraído!

Seja feliz nesta noite tão especial!

Ah, e nada de stresses...estes dias são para descansar!

sinto-me: com algumas ideias
tags: ,
publicado por voosdeborboleta às 10:27 | link do post | comentar