A minha doença

Num dos primeiros post falei que era asmática mas sem entrar em grandes pormenores.

Hoje também com o incentivo de uma menina que visita o meu cantinho, decidi contar o que realmente tenho.

Sou asmática desde os meus 11 anos.

A asma é uma doença que cada vez afecta mais a nossa população. Consite na obstrução e inflamação das vias aéreas, tornando-se muito dificil de respirar.

As crises de asma em mim desencadeiam-se muito rapidamente (aproximadamente 5 minutos) e torna-se mais dificil a cada tentativa de "apanhar" algum ar!

Á três anos atrás, acordei um pouco com falta de ar e fiz uma nebulização, a minha mãe perguntou se eu estava bem, disse que sim e enquanto ela foi a cozinha e veio e eu já estava a ficar roxa! Nunca evoluiu tão rápido, em segundos deixei mesmo de respirar e a aflição era muita. A minha mãe ligou para o INEM e mandaram-na meter-me á janela apanhar ar!!! Ligou para o meu tio que veio logo, quando ele chegou já eu estava muito cansada e tinha marcado os braços á minha mãe, ele pegou em mim e levou-me para o carro.

A caminho do hospital comecei a não sentir necessidade de respirar, não senti-a o corpo, comecei a ficar com muito sono, deixei de ouvir as pessoas e apercebi-me que ia morrer. Com os conhecimentos que tinha sabia que que estav a ter uma paragem cardio-respiratória. Não pensei em nada. Sensação estranha!

Então "adormeci"!

Cheguei ao hospital clinicamente morta, mas houve um médico que acreditou em mim, levou-me para a resuscitação e conseguiu-me pulso passado 2 minutos.

A previsão quando veio falar com a minha mãeera que eu podia ter ficado com sequelas muito graves! Ninguém sabia como eu podia estar!

No dia que acordei senti-me estranha, vieram logo ter comigo e fizeram-me montes de perguntas. Sentia-me confusa!

Depois de muitos exames descobriram que a paragem que eu tinha sofrido afectou-me um pulmão e o coração!

Estava viva, mas outra etapa tinha começado.

Hoje tomo muitos comprimidos diariamente, tento fazer uma vida minimamente normal, mas só respiro com um pulmão e o coração esta muito fraquinho!

Cada dia é uma prova de fogo, mas estou viva!

É muito dificil, mas já ultrapassei etapas inimagináveis para mim.

Por isso se tiverem falta de ar constantemente, se já sofreram de alguma pneumonia, se já tiveram uma infecção respiratória ou pulmonar estejam atentos, a prevenção salva vidas. E uma pessoa que não consiga respirar não tem qualidade de vida!

Qualquer sintoma mais estranho a nivel respiratório, procurem a opinião médica, a maior parte dos casos encontra-se em asma leve, muito fácil de tratar e sem grandes complicações!

Sejam felizes e aproveitem a vida!

Qualquer dúvida em relação á doença é só perguntar!!!

A asma não mata se for descoberta e tratada a tempo, mas pode matar uma pessoa despreocupada, cuidem-se!

sinto-me: Com esperança
tags:
publicado por voosdeborboleta às 20:17 | link do post | comentar