Consulta de ginecologia

Decidi falar aqui de um assunto que para muitas mulheres é tabu.

A visita a ginecologista! Muitas mulheres não vão por vergonha outras por medo.

Passo a explicar no que consiste uma consulta de ginecologia completa:

Em primeiro lugar se for a primeira vez que visita a médica/o esta vai fazer-lhe um pequeno questionário sobre a sua vida, sobre o seu corpo e sobre a sua actividade sexual. Não tem que ter vergonha ela/e está lá para isso mesmo é a sua profissão.

Em segundo lugar irá medir-lhe a tensão arterial e pedir-lhe-á para tirar a sua roupa e esperar que ela venha ter consigo. Serão talvez momentos um pouco de ansiedade mas passa rápido. A médica dir-lhe-á se tem que tirar a roupa toda ou só as cuequinhas.

Ela virá ter consigo e irá pedir-lhe que se sente numa marquesa apropriada, que se deite e que coloque as pernas em cima de um suporte especifico. Irá colocar-lhe um paninho ou lençol por cima e irá sentar-se á sua frente.

 De seguida irá examinar a vulva, parte exterior da vagina, para ver se descobre anomalias, infecções, fungos, micoses. Colocará 2 dedos dentro da vagina e com a outra mão fará alguma pressão sobre a parte exterior inferior do abdómem, procurando assim sentir os orgãos como o útero, trompas,ovários.

Exame Papanicolau, depois de examinar a vulvar e a parte interna da vagina, a médica colocará um espéculo, que poderá ser de plástico descartável ou de metal, dentro da vagina para esta abrir o suficiente para a médica ver o interior da vagina e o colo do útero. Vai seguidamente colocar a especie de uma espátula, que não causará dor pois o especulo está lá, e será essa espátula ou uma forma de cotonete especial que irá tocar no seu colo do útero e recolher células para análise.

Depois a médica retira o espéculo e coloca numa lamina o conteudo que retirou do colo do utero, porrifa-o com uma substancia que irá proteger as celulas até ao laboratorio. O exame é indolor, o que é necessário é escolher um bom especialista na área que perceba qual a dimensão ideal dos instrumentos utilizados em cada mulher.

Exame das mamas, este exame é exactamente assim chamado. Consigo ainda deitada a médica irá apalapar o seu peito de várias maneira para ver se encontra algo de estranho como nódulos, carroços...

Depois do exame das mamas estar completo, a médica dirá para se levantar e vestir. Antes de se vestir poderá pedir para se pesar.

Por fim, de volta á secretária a médica/o dir-lhe-á se vui algo de estranho ou se está tudo bem. Se existir infecção, micose ou fungo irá receitar-lhe medicação apropriada, se sentiu algono peito irá pedir-lhe que faça uma ecografia.

Irá perguntar-lhe se quer continuar com o método contraceptivo utilizado ou se quer mudar, e sem tem alguma questão/dúvida ( aproveite este momento para perguntar e expor todas as suas dúvisa, sem qualquer tipo de receio).

Para finalizar, a médica entregar-lhe-á os papéis, a receita se for o caso e o seu exame papanicolau numa caixinha par entregar á saída á enfermeira ou auxiliar. 

sinto-me: Bem
publicado por voosdeborboleta às 15:18 | link do post | comentar