Onde andas cegonha?
Acreditei muito que não escreveria este post...mas aqui estou a escrever!
A minha amiga, a S. , que eu dei aqui a noticia da sua gravidez, infelizmente sofreu mais um aborto espontaneo.
É dificil descrever a sensação de tristeza!
Três abortos em menos de meio ano.
Esta última gravidez aguentou mais algumas semanas, mas o fim acabou por ser o mesmo.
Desta vez também não me conformei e então ela foi fazer muitos exames e análises, o problema tem de partir de algum lado já que o problema dela não é engravidar pois isso engravida com muita facilidade.
Numa eco feita depois do aborto, o médico ( um dos melhores ginecologistas/obstectras que existem em portugal) colocou a hipótese de ela ter o útero septado.
Finalmente a luz ao fundo do túnel. Se os exames comprovarem o que ele disse, então parte-se para a cirugia que em principio lhe dará a segurança necessária ao útero para aguentar o peso da gravidez até ao fim.
E que assim seja pois ela já está a sofrer de mais.
Cegonha, onde andas? Esqueceste-te da morada da S.?
De quantas moradas te esqueces-te mais?
Definição básica de Útero Septado:
O útero septado é uma falha congênita na formação do útero. Nesses casos, há uma parede no meio do útero, onde deveria ser uma cavidade totalmente livre. É a mais freqüente das falhas congênitas (de nascença) e o seu tratamento é através de cirurgiaOs úteros septados se relacionam em 15 a 25% com abortamentos de repetição e em 13 a 18% com trabalhos de parto prematuro. Quando não operado, pode levar a 60% de chances de um abortamento. Após a ressecção (cirurgia), 80% das gestações podem ser levadas até o termo, ou seja, o bebê não é prematuro ao nascer.
Útero Septado
(Retirado da net)